Quanto tempo leva para construir um site?

Marketing | 5 Minutos de Leitura

Espera-se que mais de 2,14 bilhões de pessoas em todo o mundo comprem bens e serviços online no ano de 2021. Essa estatística oferece uma lição simples: para que sua marca tenha sucesso, você precisa de uma presença online – e isso começa com um site.

Embora o design e o custo sejam frequentemente as principais preocupações, há outra consideração importante quando se trata de criar essas estruturas de entrega de conteúdo digital: o tempo. Quanto mais tempo leva para construir, testar e implantar seu site, mais clientes em potencial você está perdendo para outras empresas que já fizeram a mudança.

Mas como estimar o tempo real? Quais etapas fazem parte do processo de desenvolvimento de um site e quanto tempo cada uma leva? Quais são suas opções quando se trata de projetar e implantar seu site e como elas afetam o tempo total necessário?

Aqui está o que você precisa saber sobre quanto tempo realmente leva para construir um site funcional do zero.

Desenvolvimento de website: uma visão geral

Embora seja possível projetar e construir um site internamente, a maioria das empresas opta por profissionais de desenvolvimento da web ou freelancers para garantir a confiabilidade e a usabilidade de seu site.

Olhando de fora, muitos sites parecem simples: alguns menus aqui, alguns botões ali, alguns links e algumas imagens, e pronto, certo?

Não exatamente. Na verdade, há muita coisa acontecendo por trás da interface do usuário apresentada à equipe e aos clientes é necessário diversos elementos – desde HTML e CSS a PHP, Java e outras linguagens de programação – para entregar um site profissional e eficaz, ou seja, sem erros desnecessários.

Na prática, o processo de construção de um site com uma empresa de desenvolvimento geralmente abrange seis etapas:

  1. Pesquisa e seleção
  2. Comunicação inicial e definição de metas
  3. Criação de um plano de ação
  4. Projetar maquetes e feedback
  5. Desenvolvimento em profundidade
  6. Revisão e correção

Vamos dar uma olhada em cada uma dessas etapas em mais detalhes e quanto tempo cada uma normalmente leva.

Pesquisa e Seleção (1 semana – 1 mês)

A primeira etapa na construção de um site é selecionar seu desenvolvedor. Dependendo de suas necessidades e orçamento, esta parte do processo pode levar entre uma semana e um mês.

Por exemplo, se você for uma pequena empresa que deseja criar uma página da web simples que coloque sua mensagem e marca on-line, uma rápida comparação e contraste de várias empresas menores de desenvolvimento de sites pode ser suficiente para selecionar uma e iniciar o processo. Se você possui ou gerencia uma empresa maior, várias camadas de gerenciamento podem estar envolvidas na decisão, o que pode estender esse estágio por várias semanas.

Em ambos os casos, as principais considerações permanecem as mesmas: você está procurando uma empresa de desenvolvimento com uma sólida reputação por entregar dentro do prazo e do orçamento, e você também está procurando por uma que se alinhe com o estilo e a estética de sua marca. Esta segunda consideração é muito mais subjetiva, o que significa que vale a pena comparar vários fornecedores para ver qual deles melhor corresponde à sua visão para a sua marca.

Comunicação inicial e definição de metas (1 a 3 semanas)

Depois de selecionar um desenvolvedor, a próxima etapa do processo é entrar em contato e definir as metas básicas de design.

Aqui, você tem duas opções. Você pode deixar o desenvolvedor tomar todas as decisões com base nas informações que você fornece sobre a visão, missão e resultado desejado da sua marca. Ou venha preparado com uma ideia básica de como você deseja que o produto acabado se pareça.

Embora dar ao seu desenvolvedor uma folha em branco signifique menos trabalho para você no início, também significa que ele terá que gastar mais tempo revisando sua marca e criando várias propostas. Se você fornecer um esboço geral, entretanto, os desenvolvedores podem começar a correr e oferecer feedback específico sobre o que funciona, o que não funciona e o que pode ser adicionado para melhorar o impacto do seu site.

Criação de um plano de ação (1 – 2 semanas)

Equipados com suas expectativas, os desenvolvedores criarão vários planos básicos de site que compartilharão com sua equipe. Você revisará esses planos de ação para determinar se eles atendem aos seus requisitos ou se erram o alvo. Se eles estiverem de acordo com suas expectativas, você também sugerirá adições ou revisões específicas, o que levará a outra rodada de planos de seu desenvolvedor.

Espere que essa etapa demore entre uma e duas semanas enquanto você se comunica com seu desenvolvedor para determinar o melhor curso de ação.

Mockups de design e feedback (2 a 3 semanas)

Modelos de design e feedback vêm em seguida. Pense nessas maquetes como uma versão muito básica do produto final do site. Também chamados de wireframes, esses modelos fornecem uma noção de onde itens como texto, imagens e botões aparecerão em seu site, juntamente com a escala geral desses elementos.

Você deve obter uma maquete de cada página que será incluída em seu site. Se você está contratando um desenvolvedor para criar sua página inicial, página sobre nós, páginas de serviço e páginas de produto, você vai querer uma maquete de cada uma.

Este estágio é o momento ideal para fornecer feedback detalhado. Se você não tem certeza sobre algo ou não gosta de onde um elemento ou imagem é colocado, diga algo. Uma vez que nenhum desenvolvimento real aconteceu ainda, alterá-los é fácil. Se você esperar até a fase principal de desenvolvimento, as mudanças ainda são possíveis, mas podem atrasar significativamente o seu cronograma.

Espere duas a três semanas de e-mails e versões de maquete antes de decidir sobre um design aprovado.

Desenvolvimento em profundidade (1 – 2 meses)

O próximo passo é o estágio mais substantivo da construção de um site: desenvolvimento em profundidade. É aqui que seu desenvolvedor pega maquetes aprovadas e as transforma em um site totalmente funcional que inclui todo o conteúdo que você aprovou.

Dependendo do tamanho e da complexidade do seu site, essa fase pode levar de um a dois meses – ou até mais se ocorrerem contratempos. Não se engane: nada sai exatamente como planejado, mas bons desenvolvedores irão incluir um tempo extra em suas estimativas para que os projetos sigam o cronograma declarado.

Durante este estágio, seu desenvolvedor deve estar em contato regular, fornecendo atualizações e informações sobre o projeto e instantâneos de como as coisas estão progredindo. Se você vir algo que não está indo como planejado ou não se parece com a maquete, mencione isso a eles. Embora isso possa causar pequenos atrasos ao projeto, é melhor do que colocar todo o site off-line depois que ele entrar no ar, porque o problema não foi resolvido antes.

Um a dois meses é bastante normal para a construção de sites, mas isso pode se estender para três ou até quatro se você fizer acréscimos ou alterações regularmente.

Desenvolvimento em profundidade (1 – 2 meses)

Depois que seu site for projetado, testado e otimizado, seu desenvolvedor o enviará para sua equipe para análise e revisão. Nesta fase, você avaliará o produto final e garantirá que ele tenha a aparência e o desempenho esperado.

Se os estágios anteriores correram conforme o planejado, apenas pequenas correções serão necessárias – pequenos problemas como tamanho da fonte ou escolha de cor podem ser facilmente corrigidos antes que seu site entre no ar. Espere que isso leve entre uma e duas semanas enquanto sua equipe analisa o site e identifica quaisquer problemas.

Vale nada? O design e desenvolvimento do site não termina após análise e revisão. Semanas ou meses depois, você pode descobrir recursos que deseja implementar ou atualizações para manter seu site funcionando sem problemas. Como resultado, é uma boa ideia procurar um desenvolvedor que ofereça suporte inicial e de longo prazo para garantir as operações ideais do site.

Desenvolvimento de sites no estilo “Faça Você Mesmo”

Ao todo, o processo de concepção e implantação de um site construído profissionalmente pode levar de cinco a seis meses.

Se você não pode esperar tanto tempo – ou se você não tem orçamento para contratar uma empresa profissional de design de sites – você pode optar pelo desenvolvimento de sites faça-você-mesmo (faça você mesmo). Aqui, ferramentas como o CMS Hub podem ajudá-lo a criar e otimizar rapidamente novos sites, junto com temas flexíveis que permitem criar e conectar páginas facilmente para uma experiência perfeita.

Usar uma ferramenta DIY pode reduzir significativamente os custos de design do seu site e o tempo de lançamento. Em vez de meses, seu site pode estar pronto em questão de semanas.

Prós e contras do desenvolvimento de sites “Faça Você Mesmo”

Não tem certeza se deve seguir o caminho profissional ou faça você mesmo com seu site? Aqui estão os prós e os contras do desenvolvimento profissional e da construção de sites DIY.

Desenvolvimento profissional

Prós:

  • Desenvolvedores especialistas podem personalizar – completamente o seu site
  • Os sites são totalmente testados e otimizados antes do lançamento
  • Todas as revisões e alterações são tratadas por seu desenvolvedor

Contras:

  • Mais caro do que soluções DIY
  • Cronograma de cinco a seis meses entre o início e o fim
  • Requer comunicação contínua para garantir consistência

Desenvolvimento DIY

Prós:

  • Mais rápido do que o desenvolvimento profissional em uma a duas semanas
  • Menos caro – muitas ferramentas de desenvolvimento de sites são gratuitas ou de custo muito baixo
  • Todos os dados e ativos corporativos permanecem internos

Contras:

  • Quantidade limitada de opções de personalização
  • Requer que as equipes se concentrem na construção do local em vez de outros projetos
  • A manutenção e o suporte contínuos devem ser tratados internamente

Aproveite o tempo para fazer a coisa certa

Não importa qual abordagem você escolha, é hora de garantir que você tenha um site confiável e responsivo que reflita sua marca e torne mais fácil para os compradores em potencial encontrarem o que procuram.

Se você optar por ferramentas DIY, espere que sua construção seja mais econômica e menos demorada, mas reconheça que você será limitado por modelos e estruturas específicas.

Se você optar pelo desenvolvimento profissional, por sua vez, antecipe um cronograma de cinco a seis meses e despesas maiores, mas com total controle sobre a criação e o conteúdo do seu site.

Compartilhe este post!